Antes da pandemia e do isolamento social era comum as pessoas terem no jantar sua principal refeição, o que demonstra no geral como somos reféns do momento em que vivemos, pois se pensarmos na idade média descobriremos que só havia duas refeições por dia: a principal feita ao meio-dia e outra mais leve ao anoitecer. Se nos debruçarmos na obra História da Alimentação no Brasil de Câmara Cascudo, escrita na década de 1920, encontraremos um trecho que diz “Dos portugueses herdamos as denominações pequeno almoço (café), almoço e jantar. Ao longo dos anos, o lugar e o horário da refeição foram mudando de acordo com o ritmo de vida das pessoas” ainda cita que “antigamente o café era às 6 da manhã, o almoço às 9, o jantar às 3h30 e a ceia às 6 da tarde”. Percebemos, portanto, as mudanças no decorrer do tempo das nossas refeições e que estas são reféns do momento, dos costumes e da sociedade.
Das refeições citadas quero me ater especificamente ao jantar, por ser a última do dia e também devido a alguns questionamentos importantes sobre o que se deve ou não comer. Por isso, temos uma grande pergunta para tentar responder: comer antes de dormir faz mal à saúde?
Em primeiro lugar é importante destacar que estudos indicam que consumir alimentos fartamente antes de dormir pode acarretar em problemas na pressão arterial e digestivos. Daí que se recomenda jantar ao menos duas horas antes de dormir.
Todo organismo tem um ritmo e quando vai chegando perto de dormir nós vamos desacelerando e, claro, com a ingestão de alimentos permanecemos em “estado de alerta”. Posso dizer, inclusive, que quando como muito antes de dormir tenho um sono agitado e acordo mais cansado do que deveria.
Tenho um dia bem mais tranquilo e saudável quando tomo um café da manhã forte, não pulo o almoço e faço um jantar leve e como até as 20h. Bom lembrar que não sou um especialista na área, estou apenas dizendo o que faço e como me sinto. Em caso de dúvidas, procure um médico ou nutricionista. Mas de uma coisa tenho certeza, sempre engordei quando comi muito e tarde da noite, sem contar que até refluxo tive, quando fiz isso.
Concluo dizendo que comer antes de dormir não é boa ideia, já intoxicamos muito nosso corpo durante o dia com uma dieta ruim e de alto consumo de açúcar, gorduras e alimentos processados. Então porque não o preservar pelo menos a noite? Tenha seu jantar até as 20h ou 3 horas antes de dormir, pois não é bom comer muito tarde, nem comer e, em seguida, dormir.