A Paraíba conquistou impressionante crescimento no governo socialista de Ricardo Coutinho e para verificar isto nem precisamos de uma tarefa hercúlea, pode-se analisar simplesmente os dados de desenvolvimento nacional e regional e comparar com os da Paraíba entre 2010 e 2018.
Participei desta transformação do Estado diretamente e constatei as dificuldades encontradas em todos os indicadores socioeconômicos em 1º de janeiro de 2011. Com a força do trabalho, transformamos esta realidade e a vida de todas as pessoas da Paraíba. Tenho grande orgulho de ter feito parte desta gestão socialista. Entre as várias funções exercidas no governo do Estado, fui Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Secretário de Interiorização, Chefe de Gabinete do Governador do Estado da Paraíba, Secretário Executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo do Estado e Presidente do Comitê Gestor da Paraíba.
Uma das comprovações do sucesso de nossa gestão vem a partir dos dados recentes publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou o crescimento de 14,2% no Produto Interno Bruto (PIB) paraibano entre 2010 e 2018. No mesmo período, a região Nordeste teve seu PIB aumentado em 8,4% enquanto o Brasil teve crescimento de 5,6%. Foi um crescimento espetacular, fruto das políticas públicas socialistas, obras e ações, tais como, orçamento democrático com participação popular efetiva na escolha dos investimentos para cada região do estado; microcrédito para alavancar a economia de baixo para cima através do Empreender Paraíba; retirada do isolamento asfáltico de 54 municípios; construção de adutoras e implantação de escolas técnicas e integrais, dentre outras. Me honra o fato de ter podido auxiliar e contribuir nas suas implementações.
O Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil, elabora um ranking a partir da análise de 10 pilares estratégicos para o desenvolvimento como Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. Esse ranking também confirma o êxito do governo estadual entre 2011 e 2018, e posicionou a Paraíba em primeiro lugar no Nordeste e em 9º entre todos os estados brasileiros. Infelizmente, o governo atual, que mesmo querendo surfar na onda deste desenvolvimento e resultado, teve um pífio resultado a partir de 2018 perdendo a liderança do Nordeste e não ficando mais entre os 10 estados do Brasil, além da área de infraestrutura e segurança perder espaços na avaliação geral do CLP.
Eu não precisaria analisar os números, porque senti e vi as mudanças em toda a Paraíba, quando fiz parte do governo. Entretanto, os dados de institutos conceituados provam que não há um índice social ou indicador econômico que ao término do governo socialista de Ricardo Coutinho foi menor do que o recebido no momento de sua posse.
Finalizo usando as palavras de um provérbio português “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe”. Adelante Sempre.