Dom Quixote, em conversa com Sancho Pança, disse que a liberdade é um dos dons mais valiosos do ser humano. Este espaço virtual democrático surge da necessidade de expressão dessa liberdade que só nos é possibilitada graças à nossa tão jovem e ameaçada democracia.
A liberdade de expressão é um direito fundamental, garantido pela Constituição Brasileira e inserido na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A escrita, por exemplo, é uma das formas de exercê-la e valorizá-la. Portanto, sigo o sábio conceito do “ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha”: “A liberdade, Sancho, é um dos mais preciosos dons que os homens receberam dos céus. Com ela não podem igualar-se os tesouros que a terra encerra nem que o mar cobre; pela liberdade, assim como pela honra, se pode e deve aventurar a vida, e, pelo contrário, o cativeiro é o maior mal que pôde vir aos homens.” (Parte 2, Capítulo 58.)
Em tempos de ameaças que colocam em risco a nossa democracia, o cativeiro não é um caminho, tampouco uma alternativa. Por isso, este espaço virtual se configura como uma ferramenta de resistência, cidadania e liberdade.
Portanto, discutiremos aqui pautas de cunho político e social, considerando que a interpretação coerente acerca da situação atual de nosso país se faz urgente e fundamental, tendo em vista o uso de Fake News e a necessidade de dialogarmos mesmo sabendo das nossas diferenças de opiniões e posições políticas. Além disso, trarei a discussão sobre o direito de viver as cidades e o país, uma demanda que precisa ser evidenciada efetivamente.
Este também será um espaço para uma grande paixão: a gastronomia. Nesse universo em que me perco e me reencontro, os aromas e sabores darão o tom dos textos e o estudo aliado a experiência de anos enquanto apresentador, colunista e comensal possibilitarão o encontro da cozinha com as palavras.

Fazendo uso dessa mesma liberdade supracitada, afirmo, também, que outros assuntos e temáticas podem ser abordados por aqui. O consumo das ideias do Blog do Fabio Maia é livre e preparado para quem curte grandes pitadas de críticas sociais coerentes.
Vamos, juntos, degustar as ideias que estão por vir!
